top of page
Buscar
Foto do escritoritinerariofarma202

Pesquisa sobre o uso racional de medicamentos

O uso racional de medicamentos e enfatiza a importância de se administrarem medicamentos de forma apropriada, conforme as necessidades clínicas e de modo acessível e seguro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso racional ocorre quando o paciente recebe medicamentos adequados para sua condição, nas doses corretas, pelo tempo certo e ao menor custo possível. No entanto, o Brasil enfrenta desafios com a automedicação e o uso inadequado de medicamentos, resultando em altos índices de intoxicação e hospitalizações.


Estatísticas mostram que 27% das intoxicações no Brasil são causadas por medicamentos, e que 35% dos medicamentos são adquiridos sem orientação médica, principalmente analgésicos e antibióticos. Esses problemas refletem tanto a falta de orientação adequada quanto o impacto da publicidade de medicamentos, que nem sempre alerta para os riscos associados.


A prática da farmacovigilância é essencial para monitorar e prevenir efeitos adversos de medicamentos. A ANVISA, junto com outras entidades, atua na regulamentação e vigilância de medicamentos, buscando diminuir os riscos para a saúde pública. A educação da população, o controle rigoroso na venda de medicamentos e a promoção de práticas de prescrição ética são algumas das soluções propostas para melhorar o uso racional de medicamentos no Brasil.


Referência:


60 visualizações7 comentários

7 Comments


Laura Lucas
Laura Lucas
Nov 20

Tema de extrema importância!!


Like

Victor daniel Menezes
Victor daniel Menezes
Nov 20

Tema muito relevante, essa pesquisa está sensacional.

Like

Beatriz
Beatriz
Nov 20

Simplesmente maravilhoso!! 😍

Like

Carlos Rafael
Carlos Rafael
Nov 20

Tema bastante importante e pouco discutido nas instituições.

Like

Karla Patricia
Karla Patricia
Nov 20

Tema que deveria ser enfatizado nas instituições de saúde pública principalmente

Like
bottom of page